terça-feira, 13 de outubro de 2015

SOBRE O REAJUSTE DO PLANO DE SAÚDE DA CAASC: IMPORTANTES ESCLARECIMENTOS

Vários colegas receberam, via WhatsApp, vídeo em que a chapa de oposição apresenta crítica irresponsável à atual gestão da CAASC. Recomendo o vídeo em que o colega Paulo Marcondes Brincas rebate as críticas, destacando o que ele esclareceu logo no início: quem está criticando não sabe como funciona um plano de saúde ou pelo menos não conhece o plano da CAASC.

Recomendo ainda a leitura dos esclarecimentos a respeito do aumento do valor do plano de saúde, disponíveis neste link.

Se você também quer uma campanha limpa e esclarecedora, compartilhe.
Por Paulo Marcondes Brincas
É certo que faz parte do jogo democrático o aumento de críticas e questionamentos às vésperas de eleições, mas nunca é demais lembrar que, para ser bom, o debate deve ser feito com responsabilidade.
Recebi há pouco um vídeo em que é questionado o reajuste do Plano de Saúde da CAASC. Sinceramente, quem redigiu a crítica parece não conhecer o funcionamento dos planos de saúde ou pelo menos o Plano de Saúde da CAASC.
Relaciono abaixo alguns esclarecimentos que reputo importantes.
1) O plano de saúde da CAASC é de uma modalidade denominada “coletivo por adesão”, e os reajustes de preço, segundo determina a ANS, devem ser efetuados anualmente, na data de aniversário do contrato, de acordo com o índice de utilização do plano pelos participantes (sinistralidade).
2) No ano de 2013, o reajuste foi zero.
3) Em 2014 houve o primeiro reajuste, de 8,9%.
4) Em 2015, o plano chegou a gastar com médicos e hospitais mais de 100% do que arrecadou, o que significa que a operação da UNIMED estava deficitária mesmo sem considerar o pagamento de impostos, despesas administrativas etc (a evolução da sinistralidade mês a mês está disponível no portal de transparência da CAASC).
5) O reajuste foi de 18,8% para o ano. A expectativa de inflação médica para o mesmo período, segundo a revista Exame, é de 18,09%.
6) Nos últimos 3 anos, os reajustes somaram 27,7%. Já a inflação médica do período, segundo a mesma revista Exame, soma quase 49%.
7) Comparado aos demais planos coletivos Unimed, o plano de saúde da CAASC teve o menor reajuste do mercado, inclusive considerando todas as demais Caixas de Assistência do Brasil.
8) O contrato firmado entre CAASC e IBBCA está disponível no site da CAASC para qualquer advogado que deseje conhecer, assim como todos os termos aditivos referentes ao contrato em vigor.
9)  A manutenção do equilíbrio financeiro do plano de saúde é uma obrigação do gestor, de absoluta importância para a própria sobrevivência do plano. Em suma, é uma questão técnica, não política, e é assim que deve ser tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário