sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CONVENIENTE IGNORÂNCIA


Você sabe como a OAB/SC gasta o valor arrecadado com a cobrança da anuidade mais cara do país? Eu não, e duvido que você saiba. Na verdade, poucos sabem. E estes sabidamente gostam de saber sozinhos.
Infelizmente, a seccional catarinense da OAB não abre suas contas. Gostaria muito de saber quanto custam as viagens, hospedagens, diárias, jantares, coquetéis, obras, enfim, tudo que é pago com o nosso suado dinheiro. Gostaria de saber se ele está sendo bem empregado, se está sendo distribuído de forma justa entre as subseções, se patrocina desperdícios e extravagâncias, se sobra ou falta...
O problema, caro leitor, é que nossos mandatários, tanto o atual quanto seus recentes antecessores, NUNCA apresentaram aos advogados, de forma ampla e minuciosa, as receitas e despesas da seccional catarinense da OAB. Ao advogado reserva-se apenas a ignorância.
Para piorar, nosso sistema de prestação de contas é uma vergonha. As contas das seccionais são aprovadas por um Conselho Estadual composto integralmente por colegas de chapa do presidente eleito, num ambiente impermeável a dissidências e questionamentos. Lá, historicamente, vota-se “com o relator”.
Mudar é preciso. Mudemos, pois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário