terça-feira, 3 de novembro de 2015

PROF. JOÃO LEONEL, UM EXEMPLO


Com imensa tristeza soube do falecimento do nosso querido colega João Leonel Machado Pereira, inscrito na OAB sob o n° 928, um grande e combatente advogado, um grande defensor da nossa advocacia. Tive a honra de ser seu aluno e também de tê-lo apoiado em duas eleições da OAB/SC.

Todos sabem o grande homem e advogado que foi João Leonel. Todos conhecem a generosidade que sempre o distinguiu. Todos o admiravam. À família deixo meu abraço e solidariedade neste momento tão difícil.

Resgatei uma mensagem enviada pelo Prof. João Leonel aos advogados catarinenses logo após as eleições da OAB/SC de 2003. Nosso amigo João Leonel não conseguiu se eleger naquele pleito, mas deixou uma bela mensagem de esperança à advocacia catarinense.

Felizmente ele viveu para ver aquela esperança se tornar realidade. Em 2012, com o apoio do querido João Leonel, a advocacia catarinense e a nossa OAB passaram a respirar novos ares. Lembro que ele comemorou muito.

Paro por aqui. A mensagem do Prof. João Leonel é o que basta.
Caro(a) colega:

O pleito eleitoral se encerrou, mas a nossa luta não findou. Os nossos ideais – democráticos e justos – de desoneração da classe, com a redução da anuidade; de tratamento mais justo para o jovem advogado, com uma contribuição menor e escalonada nos primeiros cinco anos; de ampliação na assistência à saúde, com o seu conseqüente barateamento – ainda pulsam em nossos corações e fazem parte, inquestionavelmente, de nossa perene mensagem.
                                               
A nossa esperança – façamos votos que não seja vã – é que o conselho eleito as examine e as esgrime em favor dos colegas, tanto dos antigos como dos jovens advogados.

Que haja um processo de depuração e por conseqüência um robustecimento ético dentro dos quadros dirigentes.  Que os advogados catarinenses sejam enfim prestigiados, por meio de prestação de contas completa, transparente e à altura de uma das mais elevadas anuidades do País.

Mas, saudemos, nesse momento, a todos quantos participaram do evento do dia l7, pleito que, sem dúvida, revigorou a corporação, porém, em particular, devemos apresentar nossos agradecimentos antecipados aos colegas que irão integrar as diversas comissões e que darão o melhor de seu conhecimento jurídico, de seu esforço, de sua dedicação à OAB, sem dela nada receber, pois de forma graciosa.

A esses credores da OAB nosso agradecimento especial, àqueles que nos sufragaram nosso reconhecimento e aos advogados em geral nosso respeito.

Quem sabe, a semente lançada no solo fértil da seara jurídica germinará e regada com promissoras idéias, através dos anos, proporcionará frutos que alimentarão de bela realidade a nossa classe sonhadora.

João Leonel Machado Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário