sexta-feira, 28 de junho de 2013

TCE RECONHECE DIREITO DE ADVOGADOS PÚBLICOS A HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA

A notícia abaixo, extraída do jornal on-line da OAB/SC, destaca mais uma vitória para a advocacia catarinense. Esta é a OAB que merecemos. Se o assunto é relevante para a classe, ela deve se fazer presente.

Recentemente ela não se fez representar em importante tribuna. O resultado muita gente conhece: ministros do STF dirigiram severas críticas aos advogados catarinenses e à OAB/SC, sem que fosse feito qualquer aparte, pois o advogado constituído pela seccional para fazer sustentação oral - o então vice-presidente da seccional, Márcio Vicari - não compareceu ao julgamento. Hoje, felizmente, a situação é outra, bastante diferente.


Advogados públicos municipais de SC têm reconhecido direito a
honorários de sucumbência
Advogados públicos municipais têm direito aos honorários de sucumbência. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (26/6) pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em consulta realizada pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e apoiada pela OAB/SC. O presidente da entidade, Tullo Cavallazzi Filho, fez sustentação oral em plenário.
Pela decisão do Pleno, unânime, os municípios estão autorizados a montar os fundos que deverão tratar da destinação dos honorários advocatícios aos advogados públicos, observado o teto constitucional. Os conselheiros também revogaram decisões anteriores contrárias a este posicionamento.
A notícia foi comemorada. “Trata-se de uma grande vitória da Advocacia”, disse o presidente da Comissão da Advocacia Pública Municipal da OAB, Jefferson Santana, que acompanhou desde o início o processo e esteve com o presidente da OAB/SC no julgamento desta quarta-feira. “A mobilização da OAB foi determinante para a decisão”, comentou Cavallazzi, destacando a participação da Fecam e da procuradora do município de Joinville, Simone Taschek.
Segundo o presidente da OAB/SC, não há distinção entre advogados públicos e privados, já que ambos devem estar inscritos junto à OAB, portanto sujeitos aos direitos e deveres determinados pelo Estatuto da Advocacia. "Os honorários de sucumbência pertencem exclusivamente ao advogado. Agora a justiça será restabelecida”, disse. A matéria foi relatada pelo Conselheiro Júlio Garcia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário