domingo, 18 de novembro de 2012

O MELHOR DESINFETANTE É O SOL


Vejam no vídeo abaixo o que o candidato Márcio Vicari falou, no ano passado, sobre a importância da “abertura de informações”, ou seja, sobre a importância da transparência para nossas instituições.


Repetindo: “Tudo aquilo que vier em favor da abertura de informações à sociedade colabora, sem dúvida alguma, para o aperfeiçoamento das instituições e, consequentemente, a OAB só pode estar favorável a medidas dessa natureza. Como disse um antigo presidente da Suprema Corte americana, o melhor desinfetante é o sol. Quanto melhor, quanto mais aberto, quanto mais disponíveis forem as informações, tanto melhor e tanto mais claras estarão as relações intersociais, e isso faz muito bem para a sociedade.”

Pois bem, parece que transparência, de verdade, só é bem vinda quanto ao Poder Judiciário, ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo, pois é público e notório que a OAB/SC não divulga suas contas aos advogados. Nelas, inexplicavelmente, a luz do sol não bate.

Incomodada com a crítica feita à falta de transparência na administração da OAB/SC, há poucos dias a chapa de situação divulgou a peça de marketing político abaixo.


A polêmica foi imediatamente instaurada e advogados de várias subseções de Santa Catarina publicaram fotografias de salas dos advogados em, digamos, situação pouco invejável.

Mas, o que mais me impressionou na mensagem da chapa de situação foi o “carimbo” com a afirmação “ISSO SIM É TRANSPARÊNCIA”.

Transparência, para qualquer pessoa com mínimo discernimento, é algo muito, muito diferente. É, no mínimo, divulgar balanços e balancetes analíticos, pelos quais podem ser visualizadas detalhadamente receitas e despesas. Isso, definitivamente, não existe na OAB/SC.

É lamentável ver a inteligência dos advogados sendo tão menosprezada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário